Hoje, muitos dos professores
atuantes nasceram em um tempo onde o principal meio de comunicação era apenas a
Televisão e esses mesmos professores convivem com as crianças e jovens que estão
quase o tempo todo em uma realidade tecnológica e virtual. Estes estudantes
conhecem desde internet, celulares, computadores, iPods, videogames com gráficos
magníficos, vídeos e televisores com alta definição e 3D, games jogados em rede
na internet, redes sociais, etc.
É natural que estas diferenças
provoquem a emergência de problemas, desencontros e desafios que obrigam um
permanente reinventar da formação e do trabalho docente. Com tantos fatos reais
nos surgem vários questionamentos. Será que a escola está preparada para atender
a demanda de informações da atual geração? Como o professor pode estar
trabalhando as novas tecnologias sem ter que abandonar seus conteúdos
científicos e pedagógicos? É bem verdade que o tempo passa e cada dia surge uma
nova tecnologia diferente para se acrescentar ao leque de opções tecnológicas e
ser utilizada pela nova geração. Com muita rapidez, esta geração domina
rapidamente e inteiramente tudo o que é de novo no mercado e o utiliza de
diversas formas. Para os professores que são nascidos numa geração em que não se
utilizava das novas tecnologias, vivem ao natural um ritmo mais lento e muitos
ficam amedrontados ao novo mundo de informações. Nesse contexto, o grande
contraste de informações acontece dentro da escola que muitas vezes não oferece
um suporte necessário, a fim de suprir essas necessidades tecnológicas e
caminhar dentro do que este novo sistema oferece para a humanidade. Muitos
professores até se esforçam em se adequar ao novo processo, fazendo pesquisas e
atualizando-se para atender aos estudantes, mas muitas vezes esbarram na falta
de suporte e equipamentos para trabalhar em sala de aula. Ao que tudo indica a
escola de hoje está ficando no passado, pois no atual presente se contradiz
com geração do futuro.
Um comentário:
Gostei da sua reflexão Paula!
Abraços
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