A tecnologia é algo presente na sociedade e o acesso à essa informações e conhecimentos, disponíveis pelas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem apoiado as práticas docentes
A utilização das TICs na escola,possibilita tornar as aulas dinâmicas estimulantes, propiciando contribuições significativas no desenvolvimento trazendo informações, saberes e os conhecimentos da realidade social e do mundo.
Antonia Vieira salienta em seu blog http://oficinasmidiaticas2012.blogspot.com.br, que as tecnologias da comunicação, além de serem veículos de informações, possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana, com múltiplos reflexos, particularmente na cognição e na atuação humana
sobre o meio e sobre si mesmo. A utilização de produtos do mercado da informação, além de possibilitar novas formas de comunicação gera novas formas de produzir o conhecimento. Ter informação não significa ter conhecimento. Se, por um lado, o conhecimento depende de informação, por outro, a informação por si só não produz novas formas de representação e compreensão da realidade.
Diante do apresentado a escola tem o papel fundamental de oferecer aos alunos meios para que possam interagir com o mundo tecnológico, e incentivá-los em sua formação como sujeitos críticos e conscientes a não se contentarem às informações dadas . O papel do professor nesse processo é de suma importância, pois sendo um mediador no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, torna-se necessário sempre aprimorar seus conhecimentos a fim de trabalhar da melhor maneira com o uso das tecnologias em seu exercício como educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário